top of page

Está gostando do conteúdo?

Então considere tornar-se um(a) apoiador(a) do nosso projeto! Ele é mantido graças à sua ajuda! 

Assim você contribui para nosso crescimento, e tem acesso a conteúdos e brindes mensais.

Porque juntos somos mais fortes!
 

  • Apoiador Fenô

    10R$
    Todo mês
     
Buscar

Por onde começar a estudar Psicologia Fenomenológico-Existencial?

Atualizado: 26 de dez. de 2022


Você também pode ouvir o conteúdo dessa postagem, se preferir:


É absolutamente comum e normal que você se sinta perdido(a/e) no início de sua jornada de estudos. São muitos termos novos, muitos conceitos, muitos livros e muitos autores. Não há um caminho certo que possa ser indicado para quem quer se aventurar no campo da Psicologia fenomenológico-existencial. No entanto, algumas indicações são sempre bem vindas, e ajudam quem ainda tem dúvidas sobre por onde começar.


Nesse post, trarei algumas indicações introdutórias que podem ser de alguma ajuda para estudantes, profissionais recém formados ou aqueles e aquelas que só começaram a flertar com a fenô recentemente.



De início, é difícil situar a Psicologia fenomenológico-existencial, pois ela costuma ser colocada no grande agrupamento chamado "Terceira Força em Psicologia". Esse agrupamento engloba diferentes propostas, como a Daseinsanálise, o Humanismo, a Abordagem Centrada na Pessoa, a Gestalt-terapia, a Logoterapia, o Psicodrama e até mesmo algumas vertentes bioenergéticas. Sendo assim, recomendo começar pelo nosso ebook gratuito, disponível na página para membros. Basta se cadastrar aqui no site e acessar o ebook clicando na imagem.


Ainda assim, são apenas 20 páginas de conteúdo. Para quem quiser se aprofundar na perspectiva histórica dessas diferentes abordagens, e tornar-se capaz de diferenciá-las em maiores detalhes, recomendo o livro do professor Marcus Cezar Belmino, intitulado "Os movimentos humanista-existencial e fenomenológico-existencial na Psicologia". Ele pode ser facilmente encontrado no google e está à venda no site da Amazon. Nele, você terá um contato maior com a história de autores e teorias importantes, como Carl Rogers, Abraham Maslow, Rollo May, Fritz Perls, Laura Perls, Paul Goodman, Kurt Goldstein, Ludwig Binswanger, Medard Boss, entre outros. Conhecer essa história de entrelaçamentos e afastamentos é uma maneira muito boa de se apropriar da Psicologia fenomenológico-existencial, pois permite saber exatamente as similaridades e diferenças entre as diversas propostas da terceira força.


Feita a aproximação inicial, também é comum o desejo e o ímpeto pela leitura das obras de filósofos como Soren Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Edmund Husserl, Jean Paul-Sartre, Merleau Ponty, entre tantos outros e outras. Mas ir direto á Filosofia pode ser um caminho bastante frustrante, pois requer algum conhecimento prévio, uma aproximação lenta e muita paciência para compreender os termos e conceitos utilizados.


Um caminho um pouco mais fácil é aproximar-se dos filósofos através de uma perspectiva histórica e biográfica. Conhecer os causos e fofocas é uma boa maneira de saber quem é quem no meio dessa dança. O livro de Sarah Bakewell, "No Café Existencialista", é uma boa indicação nesse sentido. Além das histórias, causos e fofocas, o leitor ou leitora também é apresentado(a/e) a alguns conceitos e termos filosóficos de maneira bastante didática. Sarah Bakewell é doutora em Filosofia, e estudiosa do pensamento de Martin Heidegger. Mas nessa obra, ela deixa um pouco de lado o posto de filósofa para se tornar uma grande literata. É um livro fácil e gostoso de ler. Uma boa introdução à filosofia fenomenológica e existencial.




Passando para um texto acadêmico da Psicologia, temos o clássico "A Escuta e a Fala em Psicoterapia", resultado da tese de doutoramento da professora Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo. Esse é, talvez, o melhor texto de introdução à Psicologia fenomenológico-existencial, pois a autora acompanha o leitor de forma paciente e delicada, apresentando o pensamento de Husserl, Heideger e Kierkegaard de forma excepcional, mas sem perder o rigor. Recomendo esse livro como uma primeira entrada nesse mundo, pois a partir dele você terá mais clareza sobre que caminho trilhar a seguir. E são muitos possíveis, pois não existe uma única fenomenologia, mas muitas e diversas propostas fenomenológicas e existenciais em Psicologia. Cada uma delas costuma ser mais afeita a um autor em específico, e o caminho a ser trilhado em sua jornada tem muito a ver com qual é o autor com quem você se afina mais, que toca o seu coração e a sua existência.


Para quem, assim como eu, se afina com o pensamento de Kierkegaard, minha recomendação é o livro "O Si Mesmo e as Personificações da Existência Finita", resultado da tese de doutorado de Myriam Moreira Protásio. Myriam empreendeu uma longa jornada na Filosofia, realizando seu mestrado e seu doutorado no estudo do pensamento de Kierkegaard. E o resultado é, para mim, a obra que melhor traduz o pensamento do dinamarquês para o campo da Psicologia. Essa é uma obra de absoluta importância para todos e todas aquelas que desejam compreender as contribuições de Kierkegaard para a Psicologia. Mas há também outros livros disponíveis na livraria da Edições IFEN. Dê uma olhada no catálogo, pois todas as obras sobre Kierkegaard tem uma qualidade impecável.



Já para quem deseja aproximar-se do pensamento de Martin Heidegger, recomendo o livro "A Existência para Além do Sujeito", escrito por Ana Feijoo. Essa obra apresenta a proposta de uma Psicologia sem psiquismo, dando uma resposta direta à proposição que Heidegger fez no primeiro encontro dos Seminários de Zollikon, quando apontou a necessidade de abandono de noções como aparelho psíquico, sujeito, consciência, etc. A proposta fenomenológico-existencial passa pela necessidade de se pensar também uma daseinsanálise, pois a analítica existencial descrita por Heidegger é uma base fundamental para a compreensão da existência como um todo. Em complemento a essa obra, recomendo alguns textos que requerem maior conhecimento prévio, como o livro "Para Além da Técnica", do professor Roberto Novaes de Sá, e "Meditação e Clínica", de Fernando Magliano.


Para quem deseja conhecer as contribuições de Sartre, recomendo "A Clínica Psicológica em Diálogo com Sartre", resultado da tese de doutoramento da Carolina Dhein. Esse é um dos melhores textos disponíveis em português sobre uma Psicologia pautada na Filosofia de Jean Paul Sartre, pois Carol empreendeu um grande esforço na tentativa de superação de algumas dicotomias que ainda permaneciam instaladas em propostas da chamada Psicanálise Existencial, como as noções de má-fé e autenticidade, que acabavam recaindo em uma certa normatividade existencial, que se torna absolutamente problemática para a prática clínica. Desse modo, esse é um texto bastante rigoroso, mas que apresenta também uma introdução ao pensamento de Sartre.



Agora, se o seu desejo é conhecer em profundidade o método fenomenológico tal como proposto por Edmund Husserl, minha recomendação é o livro "Introdução à Psicologia Fenomenológica: A Nova Psicologia de Edmund Husserl", escrito pelo professor Tommy Akira Goto. Essa é a principal obra sobre Husserl disponível em língua portuguesa. Tommy fez um excelente trabalho retraçando toda a trajetória filosófica de Husserl, e portanto o livro descreve não só as ideias expostas no "Investigações Lógicas", mas também a etapa transcendental do pensamento de Husserl, que é a base para a construção da proposta de uma Psicologia fenomenológica. Dessa forma, é possível se aproximar da fenomenologia sem a necessidade da leitura direta dos textos de Husserl, o que facilita muito a vida de quem está começando sua trajetória de estudos em Psicologia fenomenológico-existencial.


Concluindo, considero que há muito material disponível em termos de literatura secundária sobre a fenomenologia-existencial, de modo que não é necessário recorrer diretamente aos textos filosóficos no início de sua jornada como terapeuta. Essas indicações podem te trazer um caminho um pouco mais seguro, pois a partir dessas leituras você conhecerá os caminhos que já foram trilhados dentro da Psicologia fenomenológico-existencial.


Mas há também diversos outros livros importantes. Recomendo dar uma olhada nas editoras Via Verita e Edições IFEN, pois ambas possuem um catálogo bem extenso nessa área. Comentem aí embaixo que outras indicações vocês gostariam de ver por aqui! Abraço

 
 
 

Comments


bottom of page